quarta-feira, 2 de maio de 2012

FOIE GRAS



Ame ou Odeie!


“Foie Gras”, tão apreciado por uns e tão repugnante para outros!
Porque esta iguaria tão apreciada ao redor do mundo encanta tantos e que para outros não a veem com bons olhos?
Vamos entender como o fígado de ganso ou pato vira o tão famoso e caro foie gras.
Trata-se de uma iguaria apreciada muito pelos franceses, e que dá grande status ao cardápio de quem oferece. Mas como tornamos o simples fígado em foie gras? Basta alimentar os animais com ração, neste caso entra o soberano milho, fazendo com o que o tamanho do fígado cresça consideravelmente, chegando ao peso de aproximadamente 1,5 Kg. A região que mais representa este método de engorda, é no Sudoeste da França, onde os animais passam a maior parte do tempo em liberdade, evitando assim o confinamento. A alimentação “forçada” se dá início antes do abate, em torno de duas a três semanas antes. Porém existe certa crueldade quando o processo deixa de ser correto, e onde o abuso no excesso de alimentação que é introduzida com o auxílio de um tubo, e colocada diretamente no fundo da boca do animal. Onde muitas vezes abusam desses animais forçando a um confinamento extremo.
Existem diferenças entre tipos de foie gras produzidos, segundo experts no assunto, o da região de Landes, no Sul de Bordeaux é considerado o mais cremoso e sedoso, já o de Bearn, que fica na Gasconha seria mais rústico e que remete ao sabor de fazenda. A maneira sugerida para melhor apreciação de seu sabor e textura seria consumi-lo em uma fina lasca, porém fresco e ainda cru. Já para prepará-lo usasse uma marinada que antecede a cocção. Agregando mais sabor ao produto. Usam-se geralmente vinho madeira, vinho do Porto ou Armagnac ou para bolsos mais cheios um caldo a base de trufas...
Seu sabor e textura são únicos, sendo suas características definidas como: macio, aveludado, e muito cremoso, pois temos aí somente gordura, daí todos esses atributos que nos são tão familiares! O sabor deverá ser uniforme, ou seja, não pode ser forte nem acentuado demais, é preciso estar equilibrado.
Quanto à cor do fígado é possível notar diferenças entre o de ganso que tende a ser mais rosado, enquanto que os de pato são mais escuros.
Os melhores foie gras são provenientes das regiões de Toulouse e da Alsácia, ambas as regiões francesas grandes produtoras dessa iguaria.
Atualmente o Brasil produz excelentes exemplares de foie gras, onde as matrizes da espécie Moulard são importadas diretamente da França.
O foie gras geralmente é comercializado inteiro e congelado, onde poderá ser feito das seguintes formas: escalopes, terrines, e na forma de patês.
Então esta esperando o quê para degustar dessa iguaria?
Voilá!!!
Por Eire Rosado

Nenhum comentário:

Postar um comentário